terça-feira, 28 de agosto de 2012

Granitos- Qual escolher?!

Olá, Olá.

Estou na minha busca incessante de encontrar um granito BBB!

No inicio minha dúvida era entre estes:

No começo eu tinha certeza que queria o amarelo maracujá, mas depois que pensei na obra do conjunto: armário branco, azulejo branco e pastilhas pretas, achei que não ia ficar legal.

Amarelo Icaraí. Esta foi a opção mais barata parecida com o maracujá que o vendedor me passou.



O que eu percebi indo nas marmorarias e até mesmo vendo as pedras nas casas, estabelecimentos, etc... e que estas duas pedras acima e algumas outras tem uma variação enorme de uma peça para outra, eu vi uma fachada de amarelo icaraí linda, mas quando fui ver na marmoraria se diferenciava muito, para mim o rapaz estava querendo me enganar, mas depois lendo vi que isso é normal por ser um produto natural, e por isso  algumas marmorarias até recomendam que no momento do corte o cliente esteja presente para vê se a parte que estará sendo cortada está de acordo com o que ele quer mesmo, referente a tonalidade.

Aí pensei em uma pedra escura, e aí falamos no bam bam Preto São Gabriel e agora descobri um outro Preto Absoluto que é mais caro que o São Gabriel.

Granito Preto São Gabriel- fundo preto com pigmentações de branco
0,33% absorção de água


Granito Preto Absoluto- o preto realmente prevalece. (mais caro que o Preto São Gabriel)
15% de Magnetita, 40% de Piroxênio, 45% de Plagioclásio (andesina), Total = 100%
GENTEM 0,05 % DE ABSORÇÃO DE ÁGUA...quase nada!
Pedra praticamente perfeita para área molhada...rs, pouca absorção de água, com nada de quartzo ou Biotita e nem Micas.

Pois segundo a arquiteta Fabiana que deixou um comentário em um blog amigo ela diz a respeito:" para áreas molhadas é preciso tomar cuidado com as rochas que tem Biotita (umas pintinhas pretas) e outras micas, que possuem em sua composição o FERRO... Ferro com água dá ferrugem... O granito fica todo manchado... Para áreas molhadas também nao usem granitos que tem muito quartzo, porque como eu disse antes, eles são bem resistentes, bem "duros", e por isso mesmo eles acabam possuindo poros entres as granulações... a água pode se infiltrar nesses poros..."  retirado http://construcaototal.blogspot.com.br/2010/05/o-retorno-granito.html

Bem acho legal se atentar a essa Biotita mas o quartzo  é meio complicado a maioria das pedras tem em sua composição.



...mas aí achei que o preto depois me limitaria a algumas mudanças.
Daí pensei em algum granito de cor clara, já que amo cores claras, e aí veio o banho de água fria. Em muitas marmorarias e até mesmo na net, diziam que as pedras claras absorvem mais água, que são muito mais suscetíveis a manchas e tal, não que seja mentira acredito sim nessas afirmações, até porque fui na casa de uma amiga e vi que realmente absorve água mesmo... mas tudo depende de que pedra você irá escolher, existem pedras claras que absorvem mais e outras menos, os tons de cinza no geral absorvem mais.
Primeiramente me deixei levar pela a estética e gostei mais do Branco Ceará e Branco Itaúnas, gostei mais do Itaúnas e marido do Ceará, e aí descobri que essas pedras absorvem menos água e menos gordura., que são pedras mais caras, principalmente o branco ceará por causa da sua raridade e por sua pedra de boa "qualidade." (como dizem os especialista não existe pedra de boa ou má qualidade tem que saber onde cada uma pode ser melhor utilizada)

Granito Branco Ceará- menos absorção de água e manchas em comparação a outras pedras da mesma tonalidade
3% de Acessórios, 10% de Feldspato potássico, 11% de Micas, 27% de Quartzo, 49% de Plagioclásio, Total = 100%
0,25% absorção de água!

Granito Branco Itaúnas - menos absorção de água e manchas em comparação com as outras pedras da mesma tonalidade (mais barato que o Ceará)
Dureza: Duro  Absorção de líquidos: Média  Porosidade: Baixa

Gostei muito dos dois, o Branco Itaúnas tenho medo de minha cozinha ficar muito gasparzinho, já o branco ceará fico com medo de brigar com a pastilha...eita como sou detalhista e neurótica...rsrs...
Aí mais dúvidas surgiram, agora referente ao valor pesquiso dessas pedras desde o inicio do ano, e acreditem não houve uma única vez que eu ligasse para a marmoraria que me dessem o mesmo valor, todas as vezes que eu ligava era um valor diferente, e aí em um lugar me explicaram que os valores das pedras mudam assim mesmo principalmente das mais raras... :-( E a gora o preço está dando diferença de mais R$ 100,00 , e isso tudo me fez pensar em partir para pedras similares, o que caíria novamente no problema das manchas e absorção de águas, são essas as pedras...

Granito Branco Fortaleza-
Dureza: Macia   Absorção de líquidos: Alta   Porosidade: Alta

Granito Cinza Corumbá
5% de Acessórios, 12% de Biotita, 20% de Quartzo, 30% de Plagioclásio, 33% de Microclina micropertítico, Total = 100% Absorção de água : 0,35%

Essas pedras são bem mais baratas que o Branco Ceará...


Então assim, tenho dois lugares para colocar as pedras, na área de serviço e na cozinha. Penso que na cozinha é onde preciso dar um valorizada, tanto na questão da estética quanto na questão da qualidade do material, e já na área posso dar uma relaxada.
Eu estava pensando em comprar para a cozinha o Branco Itaúnas e na área o Cinza corumbá que é mais barato e passar em ambos o impermeabilizante que me foi indicado por uma marmoraria de outro estado que achei na net, inclusive mesmo sabendo que eu não era uma cliente em potencial o vendedor me respondeu as minhas dúvidas prontamente.


Minha cozinha para poderem ter uma idéia:



Então a dúvida está entre:

medo da cozinha ficar gasparzinho
medo de enjoar rapido e também de influenciar na decor...

pedra cara para o meu bolso...rs e medo de essas pintihas pretas ficarem muito chamativas

medo de essas pintinhas pretas ficarem muito chamativas mas pedra barata.             

impermeabilizante- medo de não funcionar!

Dois sites ótimos, vale muito, muito a pena entrar e tirar dúvidas, adorei a forma como explicam!!

http://www.grupocomelli.com/triunfo/?page_id=13

http://www.abirochas.com.br/catalogo1.php


E vocês qual granito escolheram ou pretendem escolher? Os granitos que já colocaram já tem quanto tempo de uso? Estão em bom estado, algum cuidado em especial? Alguém já impermeabilizou?!


Quantas perguntas né?! rsrssss, mas se puderem ajudar! Ah e claro espero ter ajudado vocÊs também.




 


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Diferença de granito e mármore!!



Olá, pessoal.

Para começar a semana quero falar de granito e mármore, já faz um tempo que pesquiso sobre este assunto desde que escolhi minhas  soleiras.

Então vamos lá... pessoal não existe essa coisa de mármore e granito serem praticamente a mesma coisa, porque não são, isso é coisa de funcionário de marmoraria que está com preguiça de explicar ou não sabe! 

DIFERENÇA técnicamente falando...

Granito-rocha constituída de feldspato;quartzo e mica
 
Mármore-Rocha ornamental constituída de calcita,apresenta veios mais evidentes.

POLULARMENTE falando...

Sendo assim, O GRANITO  é muito duro e resistente a absorção de agua ao desgaste abrasivo e a o ataque químico. e O MÁRMORE é mais mole e menos resistente que o granito portanto pode riscar facilmente e é mais suscetivel  ao desgaste e a manchas.È facilmente atacado por soluções ácidas.
Por isso utiliza-se o mármore em locais onde fica menos exposto e locais mais secos... e o granito em locais onde fica mais exposto a ações (circulação de pessoas, uso de produtos químicos, exposição a água) 
Claro nada impede de colocar um mármore na bancada de uma cozinha por exemplo, mas tipo... não reclame se em pouco tempo o mármore ficar com um aspecto nada legal, aí você arranca e joga fora...como eu não tenho esse dinheiro, prefiro seguir o script técnico e pela experiência de obra anterior na casa de mamy's e papy's essas diferenças são totalmente válidas.
Na casa de meus pais as soleiras, e peitoris que são de mármore estão em perfeito estado, porque são devidamentes limpas, não sofrem açoes externas (água, sol,chuva, etc), e o granito que está colocado na bancada do banheiro, é um granito escuro e já tem muitos, e muitos anos e está em bom estado. Já na bancada do terraço, como foi improvisado meu pai colocou mármore e hoje vendo a pedra não está muito legal, e a gente nem utiliza com frequência.
Enfim tente seguir estas norminhas, os materiais sendo utilizados corretamente duram por muito mais tempo e ficam com um aspecto bonito por muito tempo.



MÁRMORE OU GRANITO ?
O quadro abaixo mostra a utilização adequada para cada uma destas pedras.

APLICAÇÃO
MATERIAL
Mármore
Granito
COZINHAS
Não deve ser usado, pois sua porosidade o faz absorver substâncias com facilidade.
Indicado principalmente para bancadas. Os vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinza.
BANHEIROS
Sem restrições para bancadas, pisos e paredes.No piso, deve ser evitado o travertino, muito poroso.Não deve ser utilizado no piso do boxe.
Indicado principalmente para bancadas. Os vermelhos e pretos são mais resistentes queos cinza.
PISO INTERNO E SOLEIRAS INTERNAS
A princípio, não há restrições, embora os mais porosos possam manchar com a umidade do solo, motivo pelo qual devem ser evitados no andar térreo.
Sem restrições, embora seja recomendável impermeabilizar o contrapiso no andar térreo.
PISO EXTERNO, PEITORIS E BORDA DE PISCINA

Não deve ser usado, pois a pedra se desgasta com a poluição e chuva ácida.
Recomenda-se apenas que o acabamento seja antiderrapante.
PAREDE INTERNA
Mais indicado, em função de seu menor peso.
Por ser mais pesado, não é muito utilizado.
PAREDE EXTERNA
Não deve ser usado, pois a pedra se desgasta com a poluição e chuva ácida.
A instalação requer, além da argamassa, grampos de aço inox por trás das pedras para sustentar o peso. Os Granitos cinza devem ser evitados.
TABELA retirada do site http://www.gessoraima.com.br/2012c/2012-05-09-00-21-01/marmore-ou-granito

 
 No site desta empresa você encontra imagem de várias pedras (mármores, granitos, pedras decorativas, limestones, silestones, marmoglass, etc.) http://www.pedrasipiranga.com.br/pedras-marmore.php (clica)
No próximo post eu volto com as minhas preferências.
Que possamos ter uma ótima semana!


Créditos:
http://www.pedrasipiranga.com.br/pedras-marmore.php
http://www.gessoraima.com.br/2012c/2012-05-09-00-21-01/marmore-ou-granito
http://oazulejista.blogspot.com.br/2010/06/granito-e-marmorequal-diferenca.html
http://www.lestemarmores.com.br/informativos/imgs/diferencas.jpg

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ainda sobre o Porcelanato( respondendo as perguntas)






Olá, olá.

Quero agradecer os elogios, e as perguntas,e comentários no geral que deixaram aqui, bom saber que vocês não me abandonaram e que gostaram do porcelanato e também que o post está ajudando algumas pessoas.

Então... me perguntaram sobre o rejunte, qual que usei.

Vamos lá eu usei o rejunte normal, mas tipo eu juro que eu tinha lido na embalagem que servia para porcelanato também, era para eu ter desconfiado do preço, pois rejunte para porcelanato é bem mais caro geralmente.

Em comprei o Rejunte Flexível da Fortaleza Bege, porém o bege não combinou o pedreiro misturou com o cinza e a cor ficou supimpa como puderam ver. Sendo que quando fui limpar o porcelanato percebi que estava um vácuo tipo como se o espaço não tivesse sido preenchido até em cima, no dia em que o pedreiro nos entregou o porcelanato eu não reparei muito isso, mas quando fui limpar, percebi. Daí pensei que ele que não tivesse preenchido, daí depois de muito tempo conversamos sobre isso e ele me disse que isso aconteceu porque o rejunte não era apropriado para porcelanato, entonces terei que comprar outro o tal EPOXI ou algum que na embalagem venha realmente escrito e que não seja apenas miragem da minha louca cabeça! O problema é tal cor do rejunte, o meu pedreiro também comprou do meu porcelanato para a casa dele porém teve o mesmo problema com a cor do rejunte, elas tendem a não ser aquilo da embalagem e nem daquele catalago! Ele deu a dica para mim, comprar uma tal de cor corda da quartzolit, ele mesmo não achou para ele e acabou usando uma outra cor CINZA PLATINA da quartzolit. Bem vamos ver se não achar esse corda vai o cinza platina mesmo...

Sobre a argamassa eu comprei ARGAMASSA PORCELANATO COLANTE 20KG (PRECON) , ela foi recomendada pelo o vendedor da Leroy Merlin e como muitas pessoas estavam levando, resolvi arriscar, compramos 15 unidades no valor de R$ 13,24 (em 01/10/2011), acabou que compramos a mais para se usar somente na sala, e acabou que usamos também para outros fins, como piso sobre piso que também nos foi recomendado. Valor de hoje na Leroy R$ 15,49.

Sobre a questão do rejunte eu volto a falar sobre em breve, é que vamos retornar com a obra até outubro...se Deus quiser...rs!

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...